REFLEXÃO




A MULHER SÁBIA



A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos.Porque tamanha responsabilidade para nós mulheres?  Quando Deus criou o homem, disse: "Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade." (Gn 2:18). Formou então Deus a primeira família, onde colocou a mulher como peça fundamental para esta formação e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora junto ao marido, mais o privilégio único de ser mãe.
Todas as mulheres sabem da importância que a nossa mãe teve em nossa vida. Foi ela que passou a maior parte do tempo conosco.
Obviamente todas nós queremos ser bem sucedidas na vida como esposa, mãe, dona de casa, etc.
Talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido muito sucesso na vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que é falta de sabedoria? O que fazer?  Deus quer restaurar a sua vida, família e casamento. Em Tiago 1:5 está escrito: "E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente."

Vejo que o primeiro passo seria ter uma vida de total compromisso com Deus, querer ser segundo o coração de Deus. 
Em Lc 10:38 podemos perceber claramente em Maria o compromisso profundo, um desejo enorme de ouvir  e de estar na presença do Senhor.
Compromisso com Deus gera santificação. E é isto que Deus espera de nós: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:16).

E o segundo passo seria pedir sabedoria a Deus.
Por quê pedir sabedoria não é o primeiro passo?  A questão é que se nós não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir, Deus pode até nos dar, mas nós não vamos saber usá-la e de nada vai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo e falta do senhorio de Cristo na vida.
Portanto, para termos os nossos lares edificados, precisamos ser sábias. E para obtermos esta sabedoria, faz-se necessário uma vida de compromisso total com Deus.
Lembre-se sempre, mulher, que o seu lar precisa de você e que Deus lhe fez para construir, edificar, ajudar e orientar.  Deus lhe fez para ser coluna no lar, inabalável!




_______________________________________


TEOLOGIA GAY: O CRIME HERMENÊUTICO



Se “teologia gay” for uma expressão aceitável e coerente com o evangelho, devemos nos perguntar se logo não teremos “teologia zoofílica” ou “teologia incestuosa” ou “teologia pedófila” e até “teologia necrofílica”. Desenvolver uma teologia cristã apoiada em uma prática sexual condenada pela Bíblia é mais que um paradoxo, é uma blasfêmia, uma loucura intelectual, um disparate.

A idéia de um “cristão gay” não passa de um contrassenso. E isso não é fruto de preconceito, mas de preceito bíblico. Ninguém pode ser cristão e praticar algo condenado para um cristão. Um cristão não está isento de cometer algum pecado devido à fraqueza humana, mas justapor esse pecado como título ao seu título de cristão é pior do que relativizar o pecado. É mais do que justificá-lo. É querer mudar a natureza do próprio pecado, chamando o sujo de limpo, o indecente de santo, a imundície em pureza. É justificar a atitude condenada em Isaías 5.20. Adicionar “gay” ao título cristão, não cristianiza o homossexualismo. Homossexualiza o cristianismo. O que equivale dizer que o anula. E por quê?

Porque a Bíblia condena taxativamente a prática homossexual, apesar de contestações recentes. Alguns grupos têm afirmado que as Escrituras não condenam o homossexualismo. Pelo contrário, eles apontam trechos que na verdade representariam um estímulo e uma apologia de tal prática. Alguns desses grupos se intitulam cristãos, outros não, mas ambos procuram reinterpretar a Bíblia de modo a torná-la favorável a eles.

Ao tomar essa atitude, esses grupos estão na verdade reconhecendo a autoridade da Bíblia. Se eles estão preocupados com o sentido correto do texto bíblico é porque de alguma forma admitem sua autoridade. Sendo assim são obrigados a sujeitar-se ao que ela realmente diz, caso lhes seja provado. Os homossexuais que rejeitam o valor moral, divino ou espiritual da Bíblia estão isentos dessa sujeição. A verdade, porém, é que até mesmo Luiz Mott, líder do grupo gay da Bahia, escreveu textos onde procurou “ensinar o verdadeiro sentido” dos textos sagrados, como se sua prática homossexual o torna-se um mestre de hermenêutica bíblica.

O fato é que ninguém precisa de grande capacidade intelectual para perceber que Romanos 1.26, 27. Só vai precisar de grande capacidade intelectual se quiser se utilizar de sofismas e distorções com a finalidade de negar o óbvio — Deus condena a prática homossexual.

Malabarismos hermenêuticos

Os homossexuais “cristãos” e simpatizantes geralmente trabalham de duas formas com a Bíblia.
Primeiramente tentam distorcer, minimizar ou dar um sentido completamente diferente para aqueles textos que evidentemente condenam a prática homossexual. Existem diversas passagens, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Algumas são diretas, enquanto outras condenam apenas por inferência. O movimento homossexual procura dar-lhes um sentido completamente diferente de modo que não se oponham a eles. O artigo da Wikipédia intitulado “A homossexualidade e a Bíblia” mostra claramente a falácia na qual se apoiam para distorcer os textos bíblicos:

Dentre os cristãos, o protestantismo tem como um de seus principais princípios a interpretação privada ou juízo privado dos textos bíblicos, fruto da Reforma Protestante, quando Lutero, em outubro de 1520, enviou seu escrito "A Liberdade de um Cristão" ao Papa, acrescentando a frase significativa "Eu não me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus". Isso posteriormente acabou originando o direito fundamental de liberdade religiosa, bem como a própria ideia de democracia, ao consagrar a ideia de horizontalidade dos fieis protestantes, ao contrário da verticalidade do catolicismo, cuja última opinião em matéria de interpretação bíblica pertence ao Papa. No protestantismo, a opinião de cada um dos fiéis em matéria de interpretação bíblica tem o mesmo peso

Há um ponto que precisa ficar claro, tanto para homossexuais como para qualquer outro grupo. A liberdade de interpretação das Escrituras, defendida por Lutero e pelo Protestantismo não significa pluralidade de significados. Significa apenas liberdade de consciência. Diferente do que acontecia no catolicismo, o intérprete é livre para buscar o sentido verdadeiro ao invés de se sujeitar a um sentido imposto de cima. Não significa que qualquer entendimento seja verdadeiro. Pelo contrário. A responsabilidade é do indivíduo de procurar e encontrar o sentido correto.

A Confissão de Westminster esclarece esse ponto em seu capítulo sobre as Sagradas Escrituras:

1.9. A regra infalível de interpretação das Escrituras é as próprias Escrituras; portanto, quando houver questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto das Escrituras (sentido que não é múltiplo, mas único), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falem mais claramente. [O grifo é nosso]

O Protestantismo apenas aprendeu a respeitar a opinião divergente. De modo algum relativizou os sentidos. Aplicando tal regra aos textos bíblicos relacionados ao homossexualismo não há dois sentidos. Ou eles o condenam ou não o condenam tal prática e isso independe da opinião de cada um. Quando aplicamos a regra proposta na Confissão de Westminster, comparando as diversas passagens, vemos que a Bíblia é unânime em condenar o homossexualismo. Não existe a mínima possibilidade de que não o faça. Ou o homossexual abandona a prática ou abandona a Bíblia. Elas são irreconciliáveis.

O segundo conjunto de textos são aqueles com os quais os homossexuais tentam justificar suas práticas. Enxergam sexo onde só existe amizade sincera e profunda. Davi e Jônatas, Noemi e Ruth e mesmo passagens como o capítulo quatro do livro de Eclesiastes são usadas para se fazer apologia àquilo que a Bíblia condena como sodomia.

A verdade é que esses grupos pretendem fazer com que a Bíblia esteja de acordo com seus pecados. Preferem mudar a Palavra de Deus a mudar a si próprios. Só não percebem que essa atitude, longe de livrá-los da condenação divina, acrescenta-lhes ainda a culpa de distorcer a verdade. Quando analisamos sua abordagem de tais textos, facilmente percebemos que eles não são sinceros em sua interpretação, que eles estão querendo apenas justificar o injustificável. Só homossexuais enxergam homossexualidade onde existe apenas amizade.

Essa é a grande perversão do homossexualismo. Ele transforma amizades puras e belas em atos sexuais reprováveis. Iguala homossexualismo à homoafetividade, em uma distorção semântica diabólica, onde bom e belo se igualam ao mau e ao abominável.

Está na hora dos homossexuais, sejam eles “cristãos ou não”, pararem de querer manipular as Escrituras para se ajustar às suas tendências corrompidas e começar a obedecê-las. Só então poderão desfrutas das bênçãos de Deus.

Pr. Eguinaldo Hélio de Souza




GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA


Nos últimos dias, os noticiários reavivaram um triste episódio que trouxe um marco à justiça gaúcha. o caso de violência que causou repulsa à população de pelotas (rs), envolvendo a tortura de um animal, retomou a cena após cinco anos – e alguns trâmites na justiça envolvendo o grupo de universitários responsável pela “proeza”. O proprietário do veículo que arrastou pelas ruas uma cadela até que chegasse à morte numa sombria madrugada de verão foi punido com uma multa de R$ 6 mil por dano moral coletivo. A quantia será revertida como doação ao canil municipal de pelotas.

A idéia de que também fazemos parte da natureza, de tão distante, parece até pequena e dispensável nos dias atuais. Em 1978, a UNESCO buscou rememorar nossos sentidos ao aprovar uma declaração universal dos direitos dos animais. Orientado por 14 artigos, o documento sugere uma relação de respeito entre o homem e as outras formas de vida.

No entanto, cultivamos uma inconsciência que se reflete em hábitos viscerais enraizados que corroem pouco a pouco a sensibilidade do olhar. A insistência retrógrada na privação da liberdade, por exemplo, atingem criminosos e inocentes. Basta caminhar pela vizinhança para perceber que a presença do sol não é motivo de alegria para todos os animais “de estimação”. por trás das grades, melancolia ou fúria revestem o desequilíbrio emocional.

O egoísmo exacerbado das gaiolas se alastra por amplos quintais solitários. Privados de exercícios físicos e do convívio com outros animais, milhares de cães entram em parafuso. muitos ainda compartilham os raios de sol com o brilho fosco das correntes. Não há exagero: as pessoas estão criando verdadeiras bombas-relógio em seus quintais.

O gigante da sensibilidade permanece adormecido, aguardando pelo bocejar de cada caminhante, de cada novo líder.
No próximo final de semana, a Câmara De Vereadores De Joinville será palco para a realização do curso “novas diretrizes para os direitos dos animais”. O workshop, organizado pela frente de ação pelos direitos dos animais (frada), será ministrado pela advogada Renata fortes (ativista da causa animal que obteve recentemente conquistas importantes na área). Enquanto isso, as eleições se aproximam e as promessas proliferam. Que nossas mornas insatisfações e descrenças não impeçam a atenção e o senso de responsabilidade; pois já que os animais não votam, votemos por eles.

Fernanda lange, jornalista - fernandalange.jor@gmail.com



**********************

 POR QUE IR À IGREJA? 


Se você estiver espiritualmente vivo, você vai amar esta mensagem! 
Se você estiver espiritualmente morto, você não vai querer ler esta mensagem! 
Mas se você está espiritualmente curioso, ainda existe esperança! 

Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos: 
“Eu tenho ido à Igreja por 30 anos, ele escreveu, e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum sequer deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os (Pastores ou Padres) estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!” 
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna 'Cartas ao Editor', para prazer do Editor em Chefe do jornal, que por semanas foi recebendo e publicando cartas do assunto, até que alguém escreveu este argumento: 
 Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.” 
Quando estamos resumidos a NADA... DEUS está POR CIMA DE TUDO! 
Fé é ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível! 
Graças a Deus por nossa nutrição física e espiritual! 

Quando o desânimo bater na sua porta, simplesmente diga: 

“JESUS, POR FAVOR, ATENDA PARA MIM!”

**********************

O DESAFIO DE MANTER A FAMÍLIA, EDUCAR OS FILHOS E VIVER À LUZ DA PALAVRA DE DEUS NOS DIAS ATUAIS 



A família é um projeto de Deus!!!

Em toda parte do planeta terra homens e mulheres se encontram, para juntos formarem suas famílias. O ponto de vista de Deus ainda permanece, no sentido de que: “O homem não foi feito para viver só. Ele precisa de alguém que o complete”. É desejo de Deus ainda, que o habitat deste casal, seja de fato um lugar separado, uma reserva especial e natural. Cada família tem necessidade de viver em seu jardim do Éden. Quando um homem encontra o seu cônjuge e pelos laços do matrimônio oficializa esta união, é seguramente da vontade de Deus, que o amor que um nutre pelo outro perdure até que a morte os separe.

Infelizmente esta não é uma realidade que vivenciamos principalmente em nossos dias. 

Os noivos já entram na Igreja na predisposição que se não der certo a opção é o divórcio. A Cada compromisso que novos casais celebram no altar, Deus na verdade espera que estes se mantenham íntegros e que de maneira nenhuma chegue perto da árvore da ciência do bem e do mal, e que este relacionamento seja pleno, seja santo, seja sólido, seja duradouro.

Outra coisa que tem sido um desafio nos dias de hoje para muitas famílias é a questão da educação dos filhos. Uma pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que as famílias brasileiras, sem distinção, estão entre as menos interessadas na educação de seus filhos. Essa situação pode ser mudada. O psiquiatra e escritor Içami Tiba afirma que educação é um projeto familiar. "Hoje, como os pais não ficam muito com o filho, quando ficam deixam que ele faça tudo. Mas é preciso ter disciplina. E disciplina é instrução para ter conhecimento, educação para conivência lá fora." O lá fora, é fora de casa. As falhas na criação levam a falta de valores. Tais valores como ética e disciplina, não podemos comprar. 

A TV tem exibido "Supernanny" tentando ensinar aos pais princípios perdidos com a modernidade. A Bíblia ensina tudo. 


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) anda tão preocupado com tal situação, que está promovendo o Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Educacionais, que tem por objetivo principal capacitar os pais a avaliar a educação dos filhos e tentar participar da melhoria. Deus preparou "Educação de filhos à maneira de Deus", não é preciso chegar a tal situação. Cremos que envolver-se não é só ajudar a decorar o conteúdo da matéria para a prova, mas participar das dúvidas, mesmo que seja apenas com palavras de incentivo, estando presente.

Tempo precisa ter qualidade. É investimento aos futuros líderes. Deus faz a obra, acampa seus anjos ao redor, ouve o clamor, mas os pais precisam fazer a sua parte. Ouvir e meditar na palavra de Deus. Conversar com seu filho sobre o que ele gosta de ver, ouvir, fazer. Ouvir é importante, manejar a palavra com amor e com sabedoria também é necessário. Ter momentos em família, contar histórias bíblicas ou se o filho já é mais maduro, debater passagens bíblicas também é uma saída.

Esta parte começa em casa, não é função somente da igreja. Os valores morais cultivados na família são ensinados na bíblia para que as famílias sejam felizes. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm10: 17). Como ter princípios bíblicos, se valores do mundo invadem as casas sem pedir licença?

A família é a base da sociedade, pois a educação dada por ela influencia na personalidade dos indivíduos que formam esta sociedade, a mesma tão criticada. Os filhos crianças, adolescentes e jovens precisam encontrar modelos bons no lar, através da conduta dos pais. Tais modelos (homem, mulher, casal) apresentam linguagens afetivas, valores, prioridades, direitos, responsabilidades. O projeto principal de Deus é a Família.

Fonte:  http://www.elnet.com.br/familia_interna.php?materia=4193


***************************

DEFICIÊNCIAS


"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus"...


(Mário Quintana)


 *********************

SABEDORIA


A sabedoria deste mundo é uma sabedoria que exclui à Deus;

que glorifica a auto-suficiência humana;

que faz do homem a autoridade suprema e que,

se recusa a reconhecer a revelação de Deus em Cristo Jesus. 




Para Deus, esse tipo de “sabedoria” é loucura já que toda a fonte de inspiração é dada pelo Espírito Santo e tudo que se fundamenta em nível de conhecimento e sabedoria, deve voltar para Deus como forma de louvor e adoração. (Romanos 11:36).

Justamente por falta de conhecimento da palavra, muitos não crêem que milagres tremendos acontecem nos dias de hoje afinal, JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM, E HOJE, E ETERNAMENTE (Hebreus 13:8). 

Quando olhamos para a palavra, observamos também que, a fé é o firme fundamento das coisas que não vemos e a certeza ou convicção dos fatos que esperamos... EU NÃO VEJO, PORÉM ESPERO (Hebreus 11:1). 

Então, como o próprio Jesus disse: Aquele que duvida, assemelhá-lo-ei ao homem imprudente e insensato que edificou sua casa sobre a areia, sem alicerces na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; Mas quem ouve a palavra, crê e a coloca em prática, esse tem fé e é como quem edificou sua casa sobre a rocha e não houve o que a derrubasse. (Lucas 6:48,49).




Que a vossa fé não seja fundamentada em sabedoria humana, mas sim, no poder de Deus. I CORÍNTIOS 2:5 



Fonte: http:\\ribeirodeagua.blogspot.com