
Cinco prédios públicos na região central de Joinville estão abandonados. Dois são do governo do Estado (CEI Padre Carlos e o prédio antigo do Colégio Germano Timm), dois do Poder Judiciário (antigo Fórum e antiga Secretaria da Habitação) e um da Prefeitura (antiga sede da própria Prefeitura).
Se fossem usados, eles poderiam, por exemplo, diminuir o gasto com aluguéis. Só a Prefeitura tem 35 imóveis alugados, situação que gera um gasto mensal de R$ 154 mil.
O exemplo mais emblemático é o do prédio do antigo Fórum. De propriedade do Judiciário, o local lembra uma obra inacabada. Mas é este o prédio que pode ter uma solução mais rápida. Há uma série de propostas informais para o uso do local, mas a mais próxima de se tornar realidade é o uso pela Justiça Federal, que hoje está num prédio alugado, da Prefeitura, ao lado da Câmara de Vereadores, no Saguaçu.
Se os três órgãos públicos chegarem a um acordo, a Prefeitura pode fazer uma troca com o Judiciário estadual e, depois de uma reforma, alugar novamente o prédio do antigo Fórum para a Justiça Federal.
Por meio da assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou que a negociação com a Prefeitura está em andamento. O tribunal também informou que tem se empenhado para fazer a manutenção do prédio
A Justiça Federal, que também se manifestou via assessoria, disse que está cumprindo o prazo previsto em convênio para uso do prédio que ocupa, ao lado da Câmara de Vereadores. O aluguel vence em 2014. Uma das alternativas é construir um prédio próprio.
A Prefeitura de Joinville está interessada no prédio do antigo Fórum pela boa localização. Mas, segundo Adilson Girardi, responsável pelo setor de Patrimônio, ainda é cedo para se dizer o que pode funcionar no local.
FOnte: http://www.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário